Todos nós sabemos que sem gente excelente em nossa empresa, não venceremos os desafios de um mundo competitivo como este em que vivemos, onde temos muitos concorrentes, com qualidade cada vez mais semelhante à nossa e preços cada vez mais iguais.
O desafio, portanto, é encontrar gente boa e transformar essas pessoas boas em excelentes. Onde encontrar?
Em primeiro lugar me responda: gente boa está empregada ou desempregada? E a resposta será que a maioria está empregada. Então onde encontrar? E aí vem o desafio.
O nosso problema, portanto, parece estar no recrutamento de pessoas. Recrutar é achar, encontrar. Depois de encontrar pessoas é que vou selecioná-las. E, na maioria das vezes, nossas empresas são muito falhas no recrutar, no buscar, no encontrar pessoas boas.
As empresas terceirizadas de recrutamento e seleção só poderão fazer um bom trabalho se tiverem a participação ativa e comprometida de seus clientes. Elas não conseguem fazer milagres. Assim, é preciso que haja um comprometimento de toda a empresa em encontrar gente boa com o auxílio de empresas especializadas, mas não deixando toda a responsabilidade a ela sem nenhum compromisso. Para encontrar gente boa é preciso que toda a empresa, sem exceção, esteja comprometida com essa difícil tarefa.
Assim, ao encontrar alguém que você vê que tem as características que sua empresa necessita, pegue seu nome e contato e encaminhe ao setor competente. Não tenha medo da competição ou da concorrência. Quanto mais gente excelente você tiver em sua empresa, mais garantido estará o seu emprego, pois sua empresa terá mais sucesso e crescerá.
E não se esqueça também de buscar gente boa dentro de sua própria empresa. Há pessoas boas que podem estar mal aproveitadas ou mesmo infelizes onde estão, por um simples problema de adaptação à função ou mesmo ao estilo de chefia de alguém. Pense em recrutar melhor para que possa ter melhores pessoas para selecionar. Depois não se esqueça de treiná- las muito para que sejam realmente excelentes.
Pense nisso. Sucesso!