Pessoas que não ouvem logo verão que seus colegas, amigos, subordinados ou mesmo chefes desistirão de lhes falar. Não adianta falar com pessoas que não querem ouvir. É perda de tempo!
Sem ouvir o que os outros têm a dizer, essas pessoas, como surdas, vivem na ignorância dos fatos, dos acontecimentos ficando isoladas da realidade concreta. Isoladas, tomam decisões cada vez mais erradas, perdem oportunidades e mesmo a noção do ridículo ao mesmo tempo em que se acham importantes pela sua arrogância de não querer ouvir.
Vejo todos os dias isso acontecer no ambiente de trabalho. Pessoas que se acham donas da verdade e que não se dispõem a ouvir seus clientes, fornecedores, colegas, subordinados ou mesmo superiores. E o que mais me chama a atenção é que muitas dessas pessoas não têm consciência de que não sabem ouvir. Ouvir não é ficar em frente a uma pessoa olhando para ela sem prestar a menor atenção ao que ela está dizendo. Ouvir não é fingir que está interessado. Ouvir não é fazer cara de atencioso quando a atenção está mesmo distante dali. Ouvir não é “fazer média”, convocando uma reunião para “ouvir a opinião” sendo que a decisão já está tomada. Ouvir não é ter as portas abertas só para parecer democrático. Ouvir não é fingir-se simpático.
Ouvir é prestar atenção e perguntar, questionar, dialogar, se interessar e respeitar quem está falando e levar em consideração sua opinião. Ouvir é um exercício de humildade e polidez que todos deveríamos desenvolver em nós desde o nascimento. Ouvir é ouvir e você sabe bem disso, pois sabe o que sente quando as pessoas não lhe ouvem.
Ouça, pois este conselho: aprenda a ouvir! E para aprender ouvir é preciso primeiro querer ouvir e para querer ouvir é preciso deixar a arrogância de lado e cultivar a humildade, que é o maior segredo dos verdadeiros líderes.
Pense nisso. Sucesso!