A ALSCIB nasceu em 12 de maio de 1977, a partir da necessidade de organização, ordenamento, aprimoramento, representação e fortalecimento das pessoas físicas ou jurídicas locatárias das lojas do Shopping da Bahia.
Neste contexto surgiu a ALSCIB, com a colaboração de profissionais de diversos campos, como Direito, Administração, Economia e Contabilidade, que, com suas experiências e qualidade técnicas, perceberam que a estrutura do Shopping Center se ressentia de um novo modelo de administração e organização, com a presença e participação essencial dos locatários.
Buscando satisfazer tais anseios, a ALSCIB foi estruturada em um novo modelo de assessoramento, colaboração e participação na administração do Shopping da Bahia, resultando, assim, em uma instituição respeitada e organizada, que se caracteriza por quatro pontos básicos:
Assim é a ALSCIB, uma instituição ágil e moderna, visando sobejamente resultados práticos para as questões que lhes são submetidas, sempre na mais adequada, eficaz e legítima defesa dos direitos e interesses de seus associados.